quinta-feira, 13 de março de 2008

O que é o Toré? - Pesquisa por André Rangel

Considerado como o próprio espaço de inserção dos seres humanos a um universo mais amplo, o ritual é tido pela quase totalidade dos povos indígenas como uma confluência e presença concomitante do sobrenatural, da natureza e da humanidade. Permite ainda a reafirmação dos laços internos de solidariedade e reciprocidade, além de servir concretamente a uma dimensão econômica, por meio da redistribuição e partilha de alimentos.

Dando sentido à experiência humana no mundo, o universo do mito e da cosmologia constituem-se como consciência do valor das coisas, esquema interpretativo à disposição do sujeito que conhece o mundo e age sobre ele.

Entrelaçam vida e pensamento, sociedade e natureza, mesclando símbolos, sentimentos, concepções e matérias.

“No cosmos concebido há ordem, há classificação, há oposição lógica, há hierarquia, categorias inclusivas e exclusivas. Mas há também movimento e um jogo constante com o tempo, seja para suprimi-lo, permitindo aos viventes humanos um reencontro possível com o passado, os ancestrais, as origens, seja para torná-lo eixo da própria existência, destinada a completar-se e a constituir-se plenamente após a morte, na superação eterna das limitações da condição humana.” (Silva, 1994)

Nenhum comentário: